Ministra da Agricultura inaugura hoje a Praia Fluvial Cinco Reis, em Beja
Publicado | 2020-07-24 04:12:23
 
O Parque Fluvial Cinco Reis em Beja, um investimento de 730 mil euros, numa parceria da Câmara Municipal de Beja e da EDIA, empresa gestora do Alqueva, vai ser inaugurada hoje, com a presença da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque.
 

O presidente da autarquia de Beja, Paulo Arsénio, em declarações à Planície referiu que “foi uma ideia que nasceu em 2018, resultante de uma parceria entre a Empresa de Fins Múltiplos de Alqueva, (EDIA) e a Câmara Municipal de Beja, com o apoio desde a primeira hora do Turismo de Portugal.”

O edil bejense sublinha a importância deste investimento, “vamos acrescentar equipamento novo à região e ao concelho de Beja, que no fundo permite valorizar um bom recurso aquático, que temos às portas da cidade e que era utilizado exclusivamente para fins agrícolas. Passa a ter uma segunda valência associada, neste caso lúdica e recreativa, que é muito importante, porque acrescenta uma oferta turística ao município e à região.”

Em relação ao investimento, Paulo Arsénio disse “tratar-se de um equipamento relativamente barato. Não estamos perante um parque aquático megalómano, com verbas para além do que é razoável, nada disso. Estamos a falar de um custo superior a 700 mil euros, financiado pelo Turismo de Portugal e pela EDIA em 370 mil euros. A Câmara Municipal tem uma componente de 300 mil e poucos euros.”

 A praia vai estar situada na zona envolvente da albufeira da barragem de Cinco Reis, que se encontra a cerca de quatro quilómetros da cidade de Beja, e faz parte do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva.

O autarca em relação aos equipamentos que as pessoas podem usufruir na praia refere que “o Parque Fluvial Cinco Reis vai contar com praia e equipamentos para actividades náuticas, que devido à situação actual não podem ser utilizadas as chamadas gaivotas, recepção, bar, instalações sanitárias, parque infantil pequeno também restrito devido ao novo corovirus, e um embarcadouro.

Contará também com uma zona de desporto neste momento com restrições a alguns desportos e lazer com área arborizada, um circuito de manutenção, percursos pedonais e cicláveis, dois parques de estacionamento e circuitos interactivos de visitação e pontos de observação dos valores naturais da zona, nomeadamente da avifauna aquática.

A Cercibeja ganhou o concurso público para a concessão de bar, esplanada e apoios balneares na praia. “

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, vai estar presente na inauguração do parque fluvial de Cinco Reis, em Beja, que terá lugar às 15h.

Depois da inauguração, a Ministra da Agricultura, acompanhada pelo Secretário de Estado da Energia, João Galamba, visitará a Central Fotovoltaica Flutuante de Cuba Este, localizada no reservatório com o mesmo nome, e construída no âmbito do Plano Nacional de Regadios.

Esta estação elevatória é actualmente responsável por fazer chegar a água de Alqueva ao bloco de rega de Cuba-Este e será, com a expansão prevista, também a origem de água para o futuro bloco da Vidigueira.

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
25 25
16 15
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda