Amianto vai ser retirado em 8 escolas do distrito de Beja. Há dúvidas por parte dos ambientalistas
Publicado | 2020-06-26 04:26:20
 
A lista das escolas onde o amianto vai ser removido, ao abrigo de um programa que custará 60 milhões e será financiado por verbas comunitárias, inclui 578 estabelecimentos de ensino, foi publicada no Diário da República.
 

André Julião, do Movimento Escolas Sem Amianto (MESA), referiu à Planície que “temos conhecimento de algumas denuncias que vão chegando um pouco por todo o País. Sabemos que em Santiago do Cacem há escolas com amianto, visto que nós próprios fizemos uma visita. Sabemos também que em Beja, há escolas com amianto.” E acrescentou, em relação à verba, que “os 60 milhões para remover o amianto, dificilmente vão chegar, porque estamos a falar de quase 600 escolas, ou seja, essa verba dará um pouco mais de 100 mil euros por cada uma. Tendo em conta que a grande maioria está num estado de degradação muito avançado, parece-nos pouco e insuficiente para a remoção do amianto de todas as escolas.”

De acordo com o despacho conjunto do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, das 578 escolas distribuídas pelas cinco NUTS II de Portugal continental, 218 ficam no Norte e 163 na Área Metropolitana de Lisboa. Há ainda 107 escolas no Centro (NUTS II), 59 no Alentejo e 31 no Algarve.

As escolas incluídas neste programa são da rede pública da educação pré-escolar, do ensino básico e do ensino secundário.

Escolas do Distrito de Beja que vão ser intervencionadas:

Aljustrel – Escola Secundária de Aljustrel

Almodôvar – Escola Básica e Secundária Dr. João Brito Camacho

Beja – Escola Básica de Santiago Maior

Beja – Escola Básica Mário Beirão

Ferreira do Alentejo – Escola Básica e Secundária José Gomes Ferreira

Mértola – Escola Básica e Secundária de São Sebastião

Serpa – Escola Básica de Abade Correia da Serra

Serpa – Escola Básica n.º 1 de Vila Nova de S. Bento

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
34 36
14 15
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda