“Nós activamos nosso plano de contingência ainda no mês de
Março, no entanto ao longo do tempo temos indo adaptando o mesmo conforme as
indicações e normas da DGS.”
A técnica acrescentou ainda que “a 13 de Março já não foram
permitidas visitas na instituição, e todos os utentes têm permanecido dentro da
mesma sem contacto com o exterior (apenas telefone, e vídeo chamada com
familiares) desde essa altura, sendo que apenas pessoal ao serviço tem
autorização para entrar na instituição.”
Os utentes que devido a problemas de saúde se tem que
deslocar aos serviços de saúde, no seu regresso são monitorizados e em caso de
apresentarem sintomas relativos ao novo coronavírus, a instituição tem
preparado locais para isolamento.
Dália Ramos salienta que “os planos de higienização foram
reforçados; todas as encomendas são desinfectadas; o uso de EPI’s é obrigatório;
a instituição adaptou também os turnos/equipas da instituição, duas equipas que
trocam entre si. Também se procede á monitorização dos sinais/sintomas
respiratórios (temperatura/tosse/dispneia/ rinorreia) diariamente a todos os
clientes, bem como às colaboradoras. “
Através de uma parceria do Centro Social e a Câmara
Municipal de Moura, foi já iniciada a desinfecção por nebulização do interior
da instituição.
O Centro Social de Amareleja, tem 55 utentes e não regista
nenhum caso positivo.