Depois da confirmação dos testes efectuados às crianças e jovens
terem dado 17 positivos mais dois em adultos, num total de 19 da comunidade de
etnia cigana residente no sítio do -Espadanal-
o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, reage dizendo que
“Desde a passada segunda-feira que as autoridades têm vindo
a controlar e a acompanhar a comunidade de etnia cigana residente no sítio do -Espadanal-.
O acampamento está isolado e acompanhado em permanência por
um contingente da GNR. Na cidade, a PSP continua a patrulhar as nossas ruas.”
Na mesma declaração afirma que “Tudo o que tem a ver com
compra de bens alimentares, medicamentos e outros produtos, são entregues por
funcionários da Câmara Municipal de Moura, substituindo os residentes nas
deslocações a Supermercados, Farmácia, e qualquer outro lugar.”
No entanto a Autoridade de Saúde Pública está a preparar o
protocolo a seguir, que depende muito dos próximos resultados, que ainda não
são conhecidos.
O presidente do município esclarece ainda que “O Diretor do
Centro de saúde de Moura, o senhor Comandante Territorial de Beja da GNR, e eu,
estivemos com as famílias no local, às quais explicámos detalhadamente tudo
isto, reforçando que não serão toleradas tentativas de violação das regras
impostas e do isolamento obrigatório.”
Terminando com a frase “Este, é o tempo e o espaço de
tolerância zero!”