O evento, vai ter lugar na Escola D. Manuel I, a partir das 11h15 e contará com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, e do Presidente da FNAJ, Tiago Manuel Rego.
A Campanha da Federação Nacional vai percorrer 30 escolas de todo o país e inspirar, nos cerca de 4000 jovens envolvidos, a capacidade de agir, despoletando novas acções com impacto directo na comunidade e promovendo a igualdade e o respeito pela diversidade junto dos seus pares e das organizações de juventude, sendo financiada pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, tendo a CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género como organismo intermédio.
Os 4000 jovens portugueses vão ser desafiados a promover a sua cidadania através da igualdade no combate a questões como: a inscrição de apenas 19% de raparigas nos cursos de engenharia, a crescente violência no namoro, a diferença salarial de 16% entre homens e mulheres e a prevalência do cyberbullying em 10 a 20% dos jovens.