Os deputados Luís Testa e Ricardo Pinheiro, eleitos por Portalegre, Luís Capoulas Santos e Norberto Patinho, eleitos por Évora, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, eleitos pelo Baixo Alentejo e Clarisse Campos e Sofia Araújo, eleitas pelo Litoral Alentejano, estabeleceram um mecanismo de cooperação regular no seio do Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
A iniciativa tem como objectivo “reforçar o peso político do Alentejo no seio da Assembleia da República e criar condições para tornar mais eficaz a intervenção parlamentar em prol dos círculos eleitorais que representam, pode ler-se na comunicação.