O Internato Médico realiza-se após a licenciatura ou mestrado integrado de Medicina, sendo os primeiros doze meses de Formação Geral. Este primeiro período de formação tutelada, de natureza prática e teórica, visa preparar o médico para o exercido autónomo e responsável da medicina.
Após a Formação Geral, os médicos candidatam-se a um concurso nacional para a escolha de uma especialidade, que corresponde ao período de Formação Especializada, cuja duração varia consoante a especialidade.