O encontro tem lugar no Instituto Tecnológico Agroalimentar da Extremadura (INATEX) em Badajoz, é aberto a particulares e empresas vinculados a este ecossistema, de ambos os lados da Raia.
Vão ser abordadas as acções que contribuíram para a valorização dos produtos do montado. Um exemplo é a análise do ciclo de vida e a quantificação da pegada de carbono dos produtos comerciais, com o objectivo de avaliar e difundir entre os consumidores os valores ambientais associados à sua produção.
Também será apresentado um estudo sobre a lã merina, cujo interesse é conhecer o produto para poder introduzi-lo no mercado; falar-se-á das possibilidades que a bolota doce oferece para a alimentação humana e do aproveitamento cosmético de plantas do montado como a esteva ou a camomila, que foram usadas neste projecto para elaborar cremes e sabonetes a partir dos seus óleos essenciais.
A jornada acabará com uma apresentação de publicações editadas por este projecto, entre elas um catálogo de subprodutos de cortiça para construção, um manual de boas práticas na dehesa/montado e panfletos sobre fitóflora.