Capoulas Santos aprova dois últimos projectos de regadio do seu mandato
Publicado | 2019-10-21 04:22:42
 
O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural aprovou dois novos projectos de regadio integrados do Programa Nacional de Regadios.
 
Trata-se do Circuito Hidráulico de Viana do Alentejo, e do respectivo Bloco de Rega, e da Ligação ao Sistema de Adução a Morgavel e à Albufeira de Fonte Serne. A estes projectos corresponde um apoio público de cerca de 30 milhões de euros. Trata-se de projetos aprovados no âmbito da segunda fase do PNRegadios, financiada pelo Estado através dos empréstimos negociados com o Banco Europeu de Investimento (BEI) e com o Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB). 
Vão ser beneficiados os concelhos de Santiago do Cacém e Viana do Alentejo, numa área total de 5 327 hectares, que passa a integrar o Perímetro de Alqueva, contribuindo para o seu alargamento dos actuais 120 mil para 170 mil hectares. Trata-se de uma importante componente do PNRegadios, cuja primeira fase está já em execução, e que visa a mitigação dos efeitos das alterações climáticas sobre a agricultura, dotando o país de mais reservas de água e de melhores e mais eficientes sistemas de aproveitamento. Outro dos objectivos deste Programa é o aumento da produtividade e da competitividade da agricultura nacional, contribuindo para o aumento das exportações e para a substituição de importações por produção nacional. Até 2023 deverá estar concluída primeira parte do PNRegadios, com a criação de 100 mil novos hectares de regadio, a que corresponde um investimento público de 560 milhões de euros e a criação de mais de 10 mil novos postos de trabalho permanentes. 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 17
9 4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda