IPMA classificou o mês de Setembro como quente e seco
Publicado | 2019-10-09 04:12:20
 
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o mês de Setembro de 2019 classificou-se como quente em relação à temperatura do ar e seco em relação à precipitação.
 
O valor médio da temperatura média do ar em Portugal continental, 20.95 °C, foi superior ao valor normal em 0.72 °C 
O valor médio da temperatura máxima do ar, 28.00 °C, foi superior ao valor normal, sendo o 6º valor mais alto desde 2000.
Na primeira quinzena do mês de Setembro, considerando a média para Portugal continental, os valores de temperatura do ar foram, em regra, superiores ao valor médio, destacando-se os valores de temperatura máxima, no período de 1 a 8 que estiveram muito acima do normal. 
O valor médio da quantidade de precipitação em Setembro, 19.8 mm, corresponde a cerca de 47 % (-22.3 mm) do valor normal mensal.  No final do mês Setembro a região do interior Norte e Centro, a região de Vale do Tejo, a região do Alentejo e do Algarve continuam com valores de percentagem de água no solo iguais ou próximos ao ponto de emurchecimento permanente. 
De acordo com o índice PDSI, no final Setembro, mantém-se a situação de seca meteorológica, verificando-se um aumento da área em seca moderada nas regiões do Norte e Centro e uma diminuição da área em seca extrema na região Sul 

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
37 39
15 17
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda