Estas declarações foram feitas após uma reunião do Conselho Regional do Alentejo, realizada na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional, em Évora.
“Estes números que fazem com que seja absolutamente verosímil o nosso objectivo de aprovar a totalidade dos fundos do Portugal 2020 durante este ano», acrescentou o Ministro.
Nelson de Souza reafirmou, tal como já tinha dito, que além dos mais de 80% das verbas aprovadas, o que ronda os 20 mil milhões de euros, distribuídos por perto de 40 mil beneficiários, a taxa de execução do Portugal 2020 ronda os 40%.
Quanto ao programa operacional regional Alentejo 2020, que foi um dos assuntos que esteve em análise na reunião do Conselho Regional, o Ministro realçou a “franca evolução” da sua aplicação:
“Nos últimos meses, quer o nível de aprovações, quer o nível de execução, os fundos têm vindo a sofrer uma evolução bastante favorável, o que leva a que o programa operacional do Alentejo se situe hoje muito próximo da média” dos seus congéneres no território continental, concluiu.