Bloco de Esquerda “problemas ambientais no Alentejo devido ao intensivo e superintensivo”
Publicado | 2019-05-14 04:14:13
 
O Bloco de Esquerda apresentou dois projectos lei e um projecto de resolução sobre a instalação do olival e amendoal intensivo e superintensivo.
 
A deputada do BE, Maria Manuel Rola, explicou à Planície que “os projectos tem em vista aquilo que temos vindo a acompanhar há mais de um ano, que são os problemas ambientais e de saúde pública que  a instalação de amendoal e o olival têm acarretado no Alentejo. “ 
A parlamentar acrescentou ainda que “a população tem vindo a alertar para o abarcar de toda uma paisagem no Alentejo por parte destas duas culturas. Este crescendo tem sido constante e nós entendemos que chegou o momento de parar, pensar e olhar para aquilo que tem estado a ocorrer e que tem vindo a alterar completamente o ordenamento do nosso território e por isso apresentamos os projectos.”
O BE apresentou um projecto lei que condiciona a instalação de olival e amendoal intensivo e superintensivo através de uma carta nacional de ordenamento agrícola; estabelece uma distância mínima nunca inferior a 500 metros em relação a habitações e aglomerados populacionais; proíbe a colheita nocturna. O segundo projecto lei proíbe a utilização de aviões para pulverização aérea e restringe o uso de equipamentos de pulverização de jacto transportado em zonas sensíveis, aglomerados populacionais e vias públicas. O projecto de Resolução propõe uma MORATÓRIA à instalação de olival e amendoal intensivo e superintensivo até que a Assembleia da República legisle sobre a sua limitação.
A deputada sublinha que “o objectivo destes projetos é promover o ordenamento numa área tão sensível para o ambiente, a saúde pública e o futuro das próximas gerações- É preciso acabar com a impunidade e a ausência total de regras que só servem a especulação e nada têm a ver com uma agricultura sustentável.”
Hoje está prevista a chegada de Marisa Matias e Catarina Martins a Beja, que vão viajar de automotora e seguem depois para as Portas de Mértola naquela cidade.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
15 17
6 12
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda