1º de Maio dia do trabalhador comemorado hoje em Moura
Publicado | 2019-05-01 04:35:39
 
Dia 1 de Maio de 1890, o dia foi marcado pela luta e reivindicação dos trabalhadores da Europa e dos Estados Unidos. Mas se para uns este dia é comemorado ao estilo de uma festa popular, noutros países a comemoração traduziu-se em manifestações e tumultos.
 
Em Portugal, os trabalhadores aderiram a esta comemoração e sob o olhar de D. Carlos, nasceram os encontros da massa de trabalhadores, no que eram secundados pelos patrões, que se consideravam oficiais dos mesmos ofícios.
A comemoração centrava-se num desfile que atravessava a Avenida da Liberdade e seguia até ao Cemitério dos Prazeres, onde eram colocadas flores no túmulo de José Fontana, republicano socialista que levantara o movimento operário em Portugal.
Com a entrada do regime salazarista, só após o 25 de Abril de 1974 se comemorou de novo o Dia do Trabalhador, aliás, esta foi a primeira grande comemoração que decorreu após a revolução dos Cravos.
No entanto mesmo no Estado Novo, os portugueses souberam tornear os obstáculos do regime à expressão das liberdades. As greves e as manifestações realizadas em 1962, um ano após o início da guerra colonial em Angola, são provavelmente as mais relevantes e carregadas de simbolismo.
Mas o 1º de Maio tem origens mais remotas. Os romanos, ainda antes de Cristo, comemoravam o primeiro de Maio como uma data solene dedicada às deusas Flora e Maia. A festa celebrizava o auge da Primavera e um tempo de abundância. Era um dia de tal forma sagrado que mesmo o trabalho dos escravos era suspenso. Tradição que regressou e se comemora no próximo dia 4 deste mês na cidade de Beja.
Em Moura a data é assinalada com a entrega de medalhas aos funcionários da autarquia.
O edil mourense, Álvaro Azedo, salientou à Planície que “ o significado maior do dia do trabalhador é de facto não esquecermos que vivemos numa sociedade em constante evolução e as causas dos trabalhadores são de maior importância.”
Sobre o assinalar do dia em Moura, o autarca sublinhou que “ vamos homenagear os funcionários que já atingiram um percurso evidente na vida deste município, com entrega de medalhas. Vamos também ter um almoço convívio em família com o executivo, eleitos do município e das freguesias. É com as pessoas que se constrói o desenvolvimento do Concelho de Moura e é com elas que todos os dias temos que trabalhar.”

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
36 35
17 15
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda