1º de Maio dia do trabalhador comemorado hoje em Moura
Publicado | 2019-05-01 04:35:39
 
Dia 1 de Maio de 1890, o dia foi marcado pela luta e reivindicação dos trabalhadores da Europa e dos Estados Unidos. Mas se para uns este dia é comemorado ao estilo de uma festa popular, noutros países a comemoração traduziu-se em manifestações e tumultos.
 
Em Portugal, os trabalhadores aderiram a esta comemoração e sob o olhar de D. Carlos, nasceram os encontros da massa de trabalhadores, no que eram secundados pelos patrões, que se consideravam oficiais dos mesmos ofícios.
A comemoração centrava-se num desfile que atravessava a Avenida da Liberdade e seguia até ao Cemitério dos Prazeres, onde eram colocadas flores no túmulo de José Fontana, republicano socialista que levantara o movimento operário em Portugal.
Com a entrada do regime salazarista, só após o 25 de Abril de 1974 se comemorou de novo o Dia do Trabalhador, aliás, esta foi a primeira grande comemoração que decorreu após a revolução dos Cravos.
No entanto mesmo no Estado Novo, os portugueses souberam tornear os obstáculos do regime à expressão das liberdades. As greves e as manifestações realizadas em 1962, um ano após o início da guerra colonial em Angola, são provavelmente as mais relevantes e carregadas de simbolismo.
Mas o 1º de Maio tem origens mais remotas. Os romanos, ainda antes de Cristo, comemoravam o primeiro de Maio como uma data solene dedicada às deusas Flora e Maia. A festa celebrizava o auge da Primavera e um tempo de abundância. Era um dia de tal forma sagrado que mesmo o trabalho dos escravos era suspenso. Tradição que regressou e se comemora no próximo dia 4 deste mês na cidade de Beja.
Em Moura a data é assinalada com a entrega de medalhas aos funcionários da autarquia.
O edil mourense, Álvaro Azedo, salientou à Planície que “ o significado maior do dia do trabalhador é de facto não esquecermos que vivemos numa sociedade em constante evolução e as causas dos trabalhadores são de maior importância.”
Sobre o assinalar do dia em Moura, o autarca sublinhou que “ vamos homenagear os funcionários que já atingiram um percurso evidente na vida deste município, com entrega de medalhas. Vamos também ter um almoço convívio em família com o executivo, eleitos do município e das freguesias. É com as pessoas que se constrói o desenvolvimento do Concelho de Moura e é com elas que todos os dias temos que trabalhar.”

 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
16 17
9 4
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda