OViBEJA é inaugurada hoje com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa
Publicado | 2019-04-24 04:19:38
 
A 36ª Ovibeja abre portas hoje com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e vai reflectir sobre as alterações climáticas e a agricultura.
 
O certame organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul tem lugar no Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito em Beja, até ao próximo dia 28 de Abril. 
Claudino Matos da ACOS explicou à Planície que “as novidades da OVIBEJA começam logo com a temática. A Feira sempre tem eleito uma temática em cada ano e, este ano não podia ser mais pertinente, vai ser à volta das alterações climáticas e agricultura. Vai contar, num seminário que se desdobra, durante dois dias (a 26 e 27 de Abril), em vários subtemas, com a participação de alguns dos mais destacados especialistas nacionais e internacionais nesta temática.” 
Claudino Matos adiantou ainda que “tal como nos anos anteriores as Ovinoites, assim baptizadas há muitos anos vão animar o certame com vários artistas nacionais e internacionais.”
A Ovibeja vai debater durante dois dias, a 26 e 27 de Abril, as causas e efeitos das alterações climáticas na produção animal, produção florestal, olival, vinha, pastagens, hortícolas. Vai ainda debruçar-se sobre o Roteiro para a Neutralidade Carbónica e, por iniciativa da CIMBAL - Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, vai abordar o Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Baixo Alentejo. Além de seminários, colóquios, workshops, estão também a ser preparadas ações de sensibilização e uma exposição interactiva que, entre outras vertentes de apresentação do tema, apresenta uma linha cronológica desde há milhares de anos e que, desde as últimas décadas, revela uma subida exponencial das temperaturas registadas. 
A feira é também ponto de encontro de amigos e famílias que aproveitam as inúmeras iniciativas culturais e de animação para momentos de festa e de partilha. A juntar ao cartaz de concertos com nomes maiores da música, a Ovibeja volta a organizar o Comboio do Cante, e dinamiza com um conceito renovado, o Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, ligando tradição e inovação. Um pavilhão dedicado à pecuária com mais de 300 animais, o Campo da Feira e os restantes pavilhões reúnem alguns dos melhores exemplos de produtos e serviços, incluindo demonstrações.
A actual edição da Ovibeja conta este ano com mais de 1000 expositores e a animação da Ovinoite de hoje está a cargo de António Zambujo.
Como habitual este evento vai receber vários elementos do governo e dos partidos políticos ao longo do certame.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
29 29
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda