Hoje comemora-se o Dia Mundial do Cancro
Publicado | 2019-02-03 18:21:18
 
Comemora-se hoje o Dia Mundial do Cancro que tem como objectivo desmistificar algumas das ideias pré-concebidas sobre o cancro e informar sobre os factos reais da doença.
 
A  Carta de Paris, aprovada em 4 de Fevereiro de 2000, na Cimeira Mundial Contra o Cancro para o Novo Milénio,  apela à aliança entre investigadores, profissionais de saúde, doentes, governos e parceiros da indústria no âmbito da prevenção e do tratamento do cancro. 
A Planície falou Rita Teles Branco, membro da direcção do Núcleo Regional Sul da Liga contra o Cancro, que nos chamou a atenção para o facto de “ o cancro ser a doença do século. É uma doença que nos vai tocar a todos. Assim é importante falar-se da doença, e sobretudo não ter medo de fazer os rastreios. É importante prevenir e mudar as mentalidades quer no que se refere ao modo de vida quer à prevenção.” Em Portugal morrem 70 pessoas por dia com cancro, o que significa que, a cada hora que passa, 3 pessoas morrem vítimas da doença. No total, por ano são registados 25.000 óbitos. Segundo a médica, “o aparecimento do cancro deve-se em grande parte ao nosso modo de vida, à alimentação, ao tabaco, ao álcool, há que mudar os hábitos.”  
Em Amareleja este dia vai assinalado com uma caminhada como disse à Planície Patrícia Granito, da organização do evento. “A caminhada é uma organização do Agrupamento de Escolas de Amareleja, com o apoio do Núcleo de Moura da Liga contra o Cancro e conta ainda com o apoio logístico da Junta de Freguesia. O percurso da caminhada tem 2,5kms, um percurso pequeno para que todos possam participar.”
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
34 37
14 18
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda