A temática deste ano tem como objectivo a valorização do turismo patrimonial no Alentejo e os recursos turísticos da região que lhe são complementares, pelo que vários grupos de trabalho de estudantes de turismo de ambas as instituições têm estado a delinear propostas e a desenvolver cinco marcas-destino, entre as quais a Reserva Dark Sky Alqueva.
A Planície falou com a presidente da Reserva Dark Sky Alqueva, Apolónia Rodrigues, que explicou a importância deste evento. “foi bastante interessante ver os alunos da Universidade a pensarem e a criar projectos inovadores para o Dark Sky. Permitiu mostrar a capacidade de inovação que estes jovens conseguem trazer.”
Apolónia Rodrigues adiantou que “já estamos a preparar o calendário para algumas actividades deste ano. Posso já confirmar que o grande evento anual que é o Dark Sky Party se vai realizar no início do mês de Agosto, dia 2 e 3. Não podemos ainda divulgar o local por causa das luas.”
A Reserva Dark Sky Alqueva integra os municípios de Reguengos de Monsaraz, Portel, Alandroal, Mourão, Moura e Barrancos, foi a primeira do mundo a obter a Certificação Starlight Tourism Destination, atribuída pela Unesco e pela Organização Mundial do Turismo, atestando as características únicas do céu nocturno nesta zona do Alentejo.