Com as temperaturas a baixar é necessário prevenir a gripe
Publicado | 2019-01-11 04:33:50
 
Com as baixas temperaturas que se fazem sentir em Portugal continental, espera-se o aumento da gripe, principalmente nas pessoas mais idosas.
 
A Planície falou com Edite Ramos, enfermeira do Centro de Saúde de Moura, que nos explicou como prevenir e diagnosticar a gripe. “Como prevenção devemos andar agasalhados, evitar sair de casa quando as temperaturas estão mais baixas, ou seja de manhã cedo e ao anoitecer, principalmente as pessoas mais idosas, deve-se beber muita água, sumos de fruta e comer muita fruta.” 

Sobre os sintomas da gripe, que muitas das vezes se confundem com as constipações, Edite Ramos sublinhou que “os sintomas são febre alta e repentina, dores musculares, dores de cabeça e por vezes olhos lacrimejantes. A medicação deve ser a normal para a febre, ou seja tomar paracetamol, não sair de casa e principalmente não tomar antibióticos sem consultar o médico, uma vez que a gripe é viral e os antibióticos não actuam nos vírus.”  

A profissional de saúde salientou ainda que “deve-se evitar ir às urgências, deve-se consultar a linha 24 ou seja o nº 800 242424, onde lhe será indicado o que deve fazer, ou consultar o médico de família.” 

Recordamos que as urgências de Moura estão a funcionar 24h.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
13 11
6 1
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda