Trata-se de um encontro de sensibilização para Diabetes tipo 1 direccionado para as Escolas do Distrito de Beja (profissionais docentes e não docentes), para as entidades que com elas estão relacionadas e ainda para os profissionais da área da saúde escolar (enfermeiros, nutricionistas e psicólogos), como explicou à Planície a Coordenadora da Diabetes da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, Isabel Ramôa.
“A Diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune, principalmente contraída numa idade juvenil e sem qualquer responsabilidade por parte do próprio.
Mas não são apenas os profissionais de saúde que se dedicam a esta temática. Todos os dias, quem pensa na diabetes “são também os pais e os cuidadores destas crianças e jovens. Assim, a Escola é uma parte interessada na problemática da Diabetes tipo 1 e deve exigir a sensibilização, formação e acompanhamento numa relação estreita entre a equipa pedagógica e a equipa de saúde.”
De facto, a Equipa de Saúde desloca-se à escola de cada uma das crianças que são acompanhadas na Consulta de Diabetes Juvenil da ULSBA, no sentido de prestar uma formação e um acompanhamento personalizados.
O evento é uma organização da Equipa Multidisciplinar da Consulta de Diabetes Juvenil da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo e abrange todas as escolas do Distrito.