De acordo com União de Freguesias de Moura e Santo Amador, esta medida surge após vários actos de vandalismo que acabaram por destruir estes equipamentos, que tinham a missão de servir a população que se desloca a este espaço.
Francisco Canudo Sena, presidente da União de Freguesias, referiu à Planície “não compreender estes actos de vandalismo e de pouco vergonha como os verificados, que acabam por causar prejuízos à população e também aos visitantes.” O mesmo referiu ainda que “há falta de vigilância neste lugar, principalmente nas noites de sexta-feira e de sábado, dias em que se registam com maior frequência este tipo de situações.”