Devido à baixa densidade demográfica e a redução do número de alunos, o financiamento de Escolas Profissionais não dependentes do Ministério de Educação pode afectar a viabilidade da Escola Pública.
A Escola pública de Mértola pode vir a não conseguir constituir turmas nos próximos anos e corre risco de fechar a médio prazo se a situação não se inverter. Nesse sentido, de acordo com a Deputada, a particularidade de haver um Vereador da Educação que acumula igualmente as funções de Presidente do Conselho Municipal de Educação e ainda o de Presidente do Conselho Administração da ALSUD constitui um conflito de interesses que não ajudam a situação delicada do concelho a este nível.
À Planície Nilza de Sena diz ter questionado, por isso, o Ministro da tutela no sentido de saber qual a margem para discriminar positivamente esta região de Mértola na constituição de turmas? Quais os critérios de avaliação para escolha das escolas e respectiva distribuição de cursos profissionais no Baixo Alentejo? Qual o financiamento do Ministério de Educação à Escola Profissional ALSUD nos últimos 5 anos? E qual a opinião do Ministro relativamente a este conflito de interesses em Mértola e o possível impacto nas