Adega de Vidigueira lança novo vinho de Talha
Publicado | 2018-02-14 03:27:35
 
A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, decidiu produzir um Vinho de Talha exclusivamente a partir de uvas brancas provenientes de vinhas com mais de 100 anos, utilizando o processo de vinificação deixado pelos romanos, e muito popular nesta região do Alentejo.
 
Esse vinho será lançado a 17 de Fevereiro e chama-se Vila Alva – Vinhas Centenárias, o mesmo nome da freguesia do Concelho de Cuba onde se encontram as vinhas mais antigas desta zona do país, muitas delas plantadas em datas anteriores a 1930. Vinhas antiquíssimas com produções reduzidas, mas cujos cachos têm uma refinada qualidade.

José Miguel Almeida, Presidente da Adega de Vidigueira, explicou à Planície que este novo projecto pretende contribuir para a preservação de um património único que está relacionado com as vinhas centenárias.

As uvas recolhidas para este Vinho de Talha vieram de apenas 6 ha de vinhas propriedade de cinco associados da Adega, que as disponibilizaram para este projeto da Adega, como todos disseram «com elevado orgulho e expectativa de vermos o resultado final.» As castas que entraram na confecção deste vinho branco são as tradicionais Antão Vaz, Roupeiro, Manteúdo, Diagalves, Larião e Perrum.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
24 25
14 14
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda