«Campo Seguro» da GNR apreendeu 6,5 toneladas de azeitona no distrito
Publicado | 2018-02-12 04:27:44
 
A Guarda Nacional Republicana, entre os dias 23 de Outubro de 2017 até 31 de Janeiro de 2018, realizou em todo o território nacional, a segunda fase da operação “Campo Seguro”, com a intensificação do patrulhamento em áreas florestais e explorações agrícolas, com o objetivo de prevenir a criminalidade em geral e os furtos de azeitona, castanha e metais não preciosos em particular, prestando especial atenção a possíveis situações de tráfico de seres humanos.
 
Durante a operação foram registados 81 crimes, efetuadas 50 detenções e identificados 285 indivíduos, sendo ainda elaborados 222 autos de contraordenação.

Dos ilícitos, a maior incidência foi o furto de azeitona, tendo sido recuperadas cerca de 8,5 toneladas deste fruto, destacando-se ainda a apreensão de 1,5 toneladas de cortiça e cerca de 770 quilos de pinhas, também alvo de furto.

No distrito de Beja de acordo com o Capitão Daniel Ferreira, da GNR, foram realizadas 430 patrulhas, no âmbito da operação “Campo Seguro”, onde estiveram empenhados 1307 militares. Foram detectados 51 crimes no distrito, realizadas 29 detenções e identificados 198 indivíduos por práticas ilícitas e elaborados 2 autos de contra-ordenação. Ainda no distrito de Beja no período em que decorreu a operação foram apreendidas 6,5 toneladas de azeitona e 1,5 de cortiça. Nas acções de sensibilização estiveram envolvidos 902 produtores e trabalhadores de explorações agrícolas e florestais. 

O reforço de patrulhamento contemplou o empenhamento de diversas valências da GNR, designadamente dos Comandos Territoriais, do Serviço da Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Investigação Criminal e das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário, prevenindo e reprimindo a criminalidade, o que contribui para o aumento do sentimento de segurança, proximidade e de confiança, dos agricultores e proprietários de explorações agrícolas.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
22 21
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda