IP Beja integra consorcio português envolvido no radiotelescópio SKA
Publicado | 2018-02-08 23:32:38
 
O Instituto Politécnico de Beja foi uma das entidades que participou nos dias 6 e 7 de Fevereiro, nos “SKA Days PT”, iniciativa que teve o propósito de promover o Square Kilometer Array (SKA) – o maior radiotelescópio do mundo – junto da comunidade científica e empresarial portuguesa.
 
Refira-se que o SKA é um projeto que conta com o envolvimento de 19 países, sendo que, em Portugal, a participação é composta por um consórcio que junta o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Politécnico de Beja e as Universidades de Aveiro, Porto e Évora, através da Infraestrutura ENGAGE SKA.

O evento pretendeu identificar oportunidades de colaboração de valor acrescentado e promover, ainda, a presença da comunidade nacional nos grupos de trabalho do SKA, fortalecendo o papel ativo na preparação e exploração do projeto. Os “SKA Days PT” visam informar, igualmente, a comunidade científica sobre o envolvimento de grupos e empresas de tecnologia nacional na concepção e construção do satélite e as empresas portuguesas sobre a possível ligação durante a fase de pré-construção ou de construção do radiotelescópio.

O SKA resulta de um esforço internacional para a criação de uma infraestrutura composta por um interferômetro de rádio, com uma área de colector de 1km2, distribuído em distâncias de mais de 3.000 quilómetros, localizado na África do Sul e na Austrália. Neste momento, o projeto conta com a participação de cerca de 100 organizações de 20 países. A pré-construção iniciou-se em 2012 e, actualmente, conta com o envolvimento de 11 consórcios internacionais na fase de construção. O SKA – considerado uma prioridade pelo Fórum Estratégico Europeu sobre Infraestruturas de Investigação (ESFRI) – promoverá desenvolvimentos tecnológicos em áreas de impacto social, nomeadamente na distribuição de dados de alta velocidade, processamento de elevado volume de dados ou recurso a energias renováveis (geração, armazenamento e distribuição).
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
22 21
11 11
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda