Santo Aleixo da Restauração celebra hoje o 1º de Dezembro
Publicado | 2017-12-01 09:58:41
 
A Câmara Municipal de Moura e a União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração comemoram hoje o 1.º de Dezembro, dia em que se assinala a Restauração da Independência de Portugal, face a Espanha, em 1640.
 
As celebrações realizam-se na Praça da Restauração, com início marcado para as 15 horas. 

José Joaquim Chaparro, historiador e colaborador da Rádio Planície, falou-nos da importância desta data para o concelho de Moura, em particular para a freguesia de Santo Aleixo da Restauração, devido aos acontecimentos ocorridos entre 1641-1642.

A cerimónia, do próximo dia 1 de Dezembro arranca com o içar das Bandeiras ao som do Hino Nacional, pela banda do Círculo Artístico Musical Safarense.

Seguem-se os discursos protocolares do Presidente da União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração, Francisco Candeias, do Historiador, Professor José Chaparro e do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo.

De seguida, a banda safarense toca o Hino da Restauração e são colocadas flores junto do monumento de homenagem aos Heróis de Santo Aleixo. As comemorações terminam com um convívio popular.

O povo de Santo Aleixo teve um papel crucial durante as batalhas contra os espanhóis, tendo defendido a sua terra com bravura.

A coragem dos santoaleixenses está homenageada no monumento situado na Praça dos Restauradores, naquela freguesia, e no Monumento aos Restauradores, em Lisboa.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
17 13
6 6
 
 

Nome:

Email:

 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda