PCP questiona Governo sobre Escola de Santamaria em Beja
Publicado | 2017-05-04 04:07:57
 
O Grupo Parlamentar do PCP esteve recentemente reunido com a Associação de Pais da Escola Básica de Santa Maria, em Beja, tendo visitado as instalações deste estabelecimento de ensino.
 
São apontados vários problemas que a delegação do PCP diz ter confirmado no terreno.

Uma primeira preocupação com os rácios de pessoal não docente que não são adequados à necessidade da escola. Para além de o número de assistentes operacionais ser desadequado, não chega a ser colocado o número apontado pelo rácio, uma vez que se aponta a falta de seis trabalhadores desta categoria. O Agrupamento de escolas vê-se também confrontado com o problema de escolas rurais que, tendo menos de 21 alunos, não têm quaisquer assistentes operacionais.

Acresce a este problema o valor pago aos trabalhadores não docentes, designados comummente de tarefeiros, que é muito baixo. Segundo o PCP ao nível dos assistentes operacionais existe ainda o problema da falta de formação contínua necessária para um adequado cumprimento das suas funções. 

Outra questão prende-se com a resposta a dar aos alunos com necessidades educativas especiais. O número de professores de educação especial é desadequado e o PCP relembra que aquela escola já foi TEIP.

Esta situação levou os Deputados João Ramos e Ana Mesquita a questionarem o Ministério da Educação sobre se tem conhecimento dos problemas existentes na EB de Santamaria, em Beja e o que pretende o Governo fazer para resolver os variados problemas existentes ao nível dos assistentes operacionais, bem como se está calendarizada a realização de obras que permitam resolver os problemas encontrados ao nível das instalações e infraestruturas.
 



Leia esta notícia na integra na edição impressa do Jornal «A Planície»
Untitled Document Untitled Document Untitled Document
19 19
10 9
 
 
 
 
 
 
 
 
Untitled Document
 
    © 2015 - Sociedade Editorial Bética, Lda