São apontados vários problemas que a delegação do PCP diz ter confirmado no terreno.
Uma primeira preocupação com os rácios de pessoal não docente que não são adequados à necessidade da escola. Para além de o número de assistentes operacionais ser desadequado, não chega a ser colocado o número apontado pelo rácio, uma vez que se aponta a falta de seis trabalhadores desta categoria. O Agrupamento de escolas vê-se também confrontado com o problema de escolas rurais que, tendo menos de 21 alunos, não têm quaisquer assistentes operacionais.
Acresce a este problema o valor pago aos trabalhadores não docentes, designados comummente de tarefeiros, que é muito baixo. Segundo o PCP ao nível dos assistentes operacionais existe ainda o problema da falta de formação contínua necessária para um adequado cumprimento das suas funções.
Outra questão prende-se com a resposta a dar aos alunos com necessidades educativas especiais. O número de professores de educação especial é desadequado e o PCP relembra que aquela escola já foi TEIP.
Esta situação levou os Deputados João Ramos e Ana Mesquita a questionarem o Ministério da Educação sobre se tem conhecimento dos problemas existentes na EB de Santamaria, em Beja e o que pretende o Governo fazer para resolver os variados problemas existentes ao nível dos assistentes operacionais, bem como se está calendarizada a realização de obras que permitam resolver os problemas encontrados ao nível das instalações e infraestruturas.