Espanha registou uma percentagem de 54%, Bélgica 50% e Portugal 49%, são por isso os países onde as gerações mais novas viajam mais. Em relação aos seniores portugueses, 41% diz ter passado pelo menos uma noite fora da sua habitação principal. Estes são dados do mais recente estudo do Observador Cetelem do Consumo.
Em relação ao tipo de alojamento, a maioria dos seniores portugueses têm preferência pela casa de amigos ou familiares.
Tanto para os portugueses, com 82%, como para os europeus, com 76%, em geral, as razões financeiras são apresentadas como o principal impedimento para não realizar férias mais frequentemente. Motivos de saúde, motivos familiares e falta de tempo, com 11% respectivamente, são os restantes motivos mais significativos para os portugueses. Tendo em conta apenas o segmento sénior, ao nível europeu, a falta de tempo surge apenas em quarto lugar, sendo as razões de saúde as mais impeditivas à realização de férias a seguir aos motivos financeiros.
Para as análises e previsões deste estudo foram inquiridos 10.673 europeus com amostras de, pelo menos, 800 indivíduos por país, das quais pelo menos 275 com idades entre os 50 e os 75 anos. O inquérito, feito através da Internet, realizou-se em 13 países: Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Hungria, Polónia, República Checa, Eslováquia e Roménia. Os inquéritos foram realizados entre 2 de Novembro e 4 de Dezembro de 2015 pelo Observador Cetelem, em parceria com a sociedade de estudos e consultoria BIPE, com base num inquérito barométrico conduzido pela TNS Sofres.