2011-10-19 06:04:00

São 9 os concelhos alentejanos que distam a mais de uma hora de um hospital público

Os dados foram revelados pela Entidade Reguladora da Saúde e fazem parte do Relatório sobre a Rede Hospital com Financiamento Público, que revela que cerca de 196 mil portugueses, moradores em 25 concelhos portugueses, estão a mais de uma hora de distância de um hospital público. Sendo que deste há há moradores de seis concelhos que distam a mais de duas horas de um hospital.


Da lista dos 25 concelhos que se encontram a mais de uma hora de um hospital público, só 9 destes concelhos estão localizados no Alentejo, a saber, Almodôvar, Barrancos, Borba, Mértola, Mora, Moura, Mourão, Portel e Vila Viçosa.


O mesmo estudo revela que existem, em Portugal, 188 concelhos com oferta de um ou mais hospitais públicos ou do sector social. Sobre a capacidade dos hospitais públicos a Entidade Reguladora da Saúde conclui que há 15 concelhos com oferta de mais de 500 médicos por 100 mil habitantes, recorde-se que a média da União Europeia é de 347 médicos por 100 mil habitantes.

A Entidade Reguladora pretende entregar ao Governo até ao inicio de Dezembro deste ano, este estudo detalhado sobre a rede hospitalar pública.

   
Leia esta e outras notícias na integra, na edição impressa do Jornal A Planície.

 



 
 
Nome:

Email:

Sugestão:

 
Email:

ok